O blog é uma das maneiras mais eficazes e baratas para criar um público-alvo, atingir seu mercado-alvo e gerar receita online. De fato, mais de 409 milhões de pessoas lêem blogs regularmente, e 52% desses leitores também fazem compras online.
Mas não basta apenas configurar uma URL e começar a escrever, principalmente se seu objetivo é publicar um blog que gere receita ou promova seu próprio produto ou serviço.
A chave para o sucesso do seu blog está na retenção de leitores. Para isso, você precisa do foco certo, do conteúdo envolvente e da promoção certa para atrair os leitores e mantê-los voltando em outras oportunidades.
Aproveite o tempo para seguir essas etapas e você estará no caminho certo para publicar um blog bem-sucedido e potencialmente lucrativo.
Pesquise seu mercado
Antes de entrar de cabeça na blogosfera, você precisa aprender sobre o que funciona e o que não funciona. Leia blogs populares, incluindo aqueles com apelo geral e aqueles relacionados a tópicos de seu interesse.
Observe os comentários dos visitantes e anote o que eles gostam ou não gostam sobre o conteúdo e o design.
Anote os tipos de conteúdo que recebem grandes quantidades de curtidas, compartilhamentos, etc., para ter uma ideia do que o mercado responde. Imite o que funciona e encontre uma maneira inovadora de melhorar o que não funciona.
Encontre o seu nicho
Um blog de sucesso deve ter apelo de massa e um foco amplo o suficiente para garantir que você tenha muito o que escrever.
Por exemplo, se você é um amante de gatos, escrever sobre saúde de gatos abre as portas para um público mais amplo, uma variedade de tópicos em potencial e grandes oportunidades para os leitores compartilharem suas próprias dicas e experiências – especialmente se você usar fotos e imagens , anedotas, memes e outros elementos para ilustrar o seu blog.
A chave aqui é encontrar um mercado grande o suficiente para sustentar suas metas de renda, mas estreitas o suficiente para que você possa reivindicar a atenção de um público de nicho.
Estabelecer credibilidade
Qualquer pessoa com acesso à internet pode ter um blog, mas nem todo mundo tem credibilidade para tornar um blog significativo.
Tenha em mente que você não tem que ser um médico para escrever um blog de saúde, ser um fisiculturista campeão para ter um blog de fitness, ou ser um veterinário para ter um blog de estimação.
O mais importante é que você pode criar conteúdo que seja útil, interessante e atraente para seu público-alvo.
Estabeleça metas mensuráveis
Estabeleça metas (ou seja, desenvolva a comunidade, gere receita, aumente sua mídia social, adicione assinantes de e-mail, etc.) ao seu blog e estabeleça um cronograma para atingi-las, para que você possa medir seu sucesso.
Construa um plano de um ano, incluindo pontos de verificação nos quais você avalia se atingiu suas metas e mede o crescimento geral do seu blog.
Algumas métricas importantes que você deve focar são quanto tráfego você recebe no site, quantos assinantes da lista de e-mails você está obtendo e, claro, quanta receita você está gerando.
Network
Identifique outros blogs semelhantes aos seus e comece a trabalhar em rede com seus autores. É uma maneira fácil de se manter informado sobre o que está acontecendo na blogosfera, mesmo antes de lançar seu próprio blog.
É também uma ótima maneira de se referenciar sutilmente as pessoas ao seu blog depois de publicado e para aumentar sua credibilidade contribuindo com seus pensamentos e opiniões.
Conteúdo envolvente
Conteúdo de qualidade é vital para a vida de um blog. Leia e pesquise o máximo possível para garantir que você esteja atualizado sobre as últimas novidades em qualquer assunto em que seu blog esteja focado.
Igualmente importante é transmitir esse conhecimento de uma forma divertida. Divirta-se com a sua escrita e dê-lhe alguma personalidade.
Se seu conteúdo for rígido e técnico, seus leitores serão desligados e perderão o interesse rapidamente. Lembre-se, não se trata apenas de conteúdo escrito ou de ser um grande escritor.
Atualmente, as pessoas adoram se envolver com imagens, infográficos, áudio e conteúdo baseado em vídeo. Vá com o meio que melhor combina com você.
Apresente-se
Seu primeiro post deve se apresentar (use um pseudônimo se desejar) e detalhar o propósito do seu blog.
Inclua suas credenciais e seu interesse no assunto. Ofereça notas divertidas sobre você e torne-o apresentável. Se seus leitores acharem que eles o conhecem, eles serão mais leais e engajados com seu blog.
Você também pode ter uma página Sobre em seu site para se destacar e fazer uma conexão direta com seus visitantes. As pessoas fazem negócios com aquelas que conhecem, gostam e confiam e a página Sobre é o lugar perfeito para fazer essa introdução e desenvolver esse relacionamento.
Ser consistente
A publicação consistente de postagens por dia, a duração das postagens, a qualidade do conteúdo e o design do tema criam confiança, confiabilidade e leitura.
Decida quantas postagens você vai publicar por semana e atenha-se a isso. Leitores (e os motores de busca) apreciam a consistência.
A final de contas, é realmente sobre a qualidade em detrimento da quantidade, por isso certifique-se de focar nisso primeiro, mas depois dessa regra; quanto mais você puder publicar, melhor.
Construir Comunidade
Depois de começar a publicar seu blog, faça questão de procurar e participar de comunidades como Facebook, Twitter e Linkedin.
Isso permite que você crie uma comunidade de blogs, além de gerar tráfego e promover seu blog. Enquanto a maioria das pessoas pensa apenas em usar as mídias sociais como uma forma gratuita de obter tráfego.
Há muitas oportunidades poderosas de marketing de mídia social que você pode usar para obter rapidamente grandes quantidades de tráfego.
Manutenção
Regularmente atualizar conteúdo (posts, fóruns e comentários) incentiva os leitores a retornar ao seu blog (e mantém você atualizado nos mecanismos de busca).
Sempre convide outras pessoas para comentar e, quando o fizerem, agradeça-as por seus pensamentos.
Avalie as necessidades de seus leitores e adicione conteúdo em destaque, como uma série, para satisfazer seus interesses.
Manter conteúdo mostra seu compromisso com seus leitores e assinantes.