Enem 2019, dicas de redação, datas das provas!

O que é o Enem?

O Enem é uma prova realizada anualmente pelos estudantes brasileiros que desejam utilizar a sua nota da avaliação para ingressar no ensino superior.

Com o resultado é possível conseguir benefícios estudantis por meio dos programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para universidades públicas, Programa Universidade para Todos (Prouni) que oferta bolsas de estudo e financiamento estudantil através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Uma das vantagens do Enem.

Além de poder pleitear os estudos nas universidades brasileiras, poderá também pleitear em uma universidade portuguesa.

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é hoje o principal método de ingresso nas instituições públicas de nível superior. Tendo, em muitos casos, substituído o vestibular, os dias de prova do Enem são os mais aguardados ano após ano por milhares de vestibulandos ansiosos.

Datas de realização das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em suas redes sociais e site oficial na tarde desta quarta-feira (27) as datas da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

De acordo com o órgão, que é responsável pela organização e aplicação do exame, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. Também estão definidas as datas da solicitação de isenção e justificativa de ausência no Enem 2018, e o período de inscrição. Confira no calendário abaixo.

Um pouco de histórico do Enem

A primeira edição do exame foi aplicada em 1998, com o objetivo de medir os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Médio. Foi somente a partir de 2004 que o exame começou a ser utilizado como método de ingresso em faculdades e, em 2010, com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem passou a ser mais popular que o vestibular tradicional.

O Enem já não serve apenas como um vestibular moderno, mas também é parte do processo seletivo para a aquisição de financiamento estudantil pelo Fies e para o ingresso em faculdades públicas pelo Sisu. Além de oferecer a possibilidade de bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior pelo Prouni e em cursos técnicos pelo Sisutec.

O que pode te eliminar do Enem?

A prova do Enem é uma prova rígida e requer que os vestibulandos prestem muita atenção nas regras, para, assim, não acabarem sendo eliminados do Enem. Por isso, selecionamos as principais regrinhas que você não pode esquecer:

Alarme do celular

Certifique-se que você desligou todos os alarmes e despertadores do seu celular! Ao entrar na prova, os aparelhos serão colocados em um saco plástico próprio, fornecido pela organização da prova. Contudo, se o seu celular tocar, recendo uma ligação, ou até mesmo, o despertador do telefone, o fiscal é obrigado a retirar sua prova e zerá-la!

Por isso, confira se você não tem nada acionado.

Caneta azul

A prova do Enem é corrigida por uma série de máquinas que fazem a leitura das respostas por meio da cor preta. Por isso, caso o candidato preencha a folha de respostas com a cor azul, o equipamento não conseguirá interpretar suas respostas e, assim, o aluno será eliminado.

É importante lembrar, também, que a caneta deve ter um tubo transparente, conforme as exigências do Inep. Assim, o candidato não consegue esconder “colas” em seu material de prova.

Perturbar a ordem

Durante o momento da prova, é necessário que todos os candidatos tenham a oportunidade de ter a maior concentração possível. Por conta disso, a partir do momento do início do Exame, às 13h, é proibido qualquer tipo de comunicação, a não ser com o fiscal ou o aplicador da prova.

Por isso, evite conversar entre os colegas de sala e foque no seu resultado!

Não permitir revista

No dia da prova, o aluno deve permitir que sejam realizadas revistas em seu material escolar, além de alimentos que serão utilizados durante o tempo do exame. Outros objetos também deverão ser revistados, como burcas e quipás. Lembre-se, bonés e chapéus não são permitidos!

Caso o aluno se recuse, ele deverá ser eliminado do Enem.

Enem 2019: qual será o tema da redação, na sua opinião?

Professores listaram 16 temas com chances de aparecem na prova do dia 3 de novembro. Faça sua aposta e tire dúvidas sobre a prova no vídeo!

  • Gravidez na adolescência
  • Aquecimento global
  • Crise no sistema penitenciario brasileiro
  • Exposição de crianças a jogos e à intenet
  • Obesidade no Brasil
  • Queimadas e desmatamento
  • Indices de vacinação e o surto de sarampo
  • Posse e porte de armas
  • Mobilidade urbana
  • Evasão escolar no ensino fundamental e médio
  • Causas e consequências da crise hídrica
  • Bullyng, preconceito e violência psicológica
  • Consumismo e sustentabilidade
  • Desigualdade social e anafalbetismo
  • Tragédias ambientais como Mariana e Brumadinho
  • Aumento das DST´s entre jovens

Veja como deve ser a redação do Enem para evitar a nota zero, nota é decisiva para garantir participação no Sisu, Prouni e Fies. Letra ilegível, fuga ao tema e desrespeito ao formato de dissertação são alguns dos erros que levam ao zero.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, mais de 110 mil candidatos tiraram nota zero na redação. Isso significa que eles não puderam se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ou seja: perderam as três principais utilidades do Enem para ingressar no ensino superior.

Mas, afinal, o que pode fazer com que um texto receba a nota mínima?

1- Não respeitar a proposta de redação. É a famosa ‘fuga ao tema’, responsável por 28% das notas zeros em 2018. Naquele ano, por exemplo, o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. O candidato não podia desenvolver seus argumentos sobre outro assunto.

2- Não seguir a estrutura “dissertativo-argumentativa”. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que o candidato apresente uma tese e desenvolva justificativas para comprová-la – exemplos, dados estatísticos, pesquisas, citações, referências históricas.

Isso quer dizer que não é permitido escrever um poema, uma narração de história ou um depoimento pessoal, mesmo que obedecendo ao tema proposto.

3- Escrever um texto curto, com até sete linhas. É importante saber que, se a redação tiver dez linhas, mas quatro forem uma transcrição/cópia de um dos textos motivadores, considera-se que o candidato tenha escrito apenas seis linhas. Ou seja: tirará zero.

4- Copiar integralmente na redação os textos do enunciado da prova de redação ou do caderno de questões.

5- Fazer desenhos ou escrever “impropérios” (como xingamentos ou insultos). Isso vale para qualquer parte da folha de redação.

6- Escrever números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara.

7- Redigir parte do texto sem conexão com o tema proposto. Não é permitido, evidentemente, colocar um parágrafo com uma receita de torta. Nem, para tentar enganar o corretor, escrever um trecho sobre outro assunto, só para atingir o mínimo de linhas exigido.

8- Escrever o próprio nome, assinar, colocar um codinome ou rubricar na folha de redação. A assinatura deve ficar no local designado para ela.

9- Fazer a redação em um idioma estrangeiro.

10- Deixar a folha de redação em branco. Mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho, ele não conta para a nota da prova.

Por que mais de 111 mil candidatos tiraram zero na redação do Enem 2018?

Taxa representa 2,6% do total de provas entregues.

Desenhos, ofensas, assinatura, letra ilegível: 5 %Cópia do texto motivador: 13 %Folha em branco: 41 %Fuga do tema: 28 %Fora do formato dissertativo-argumentativo: 2 %Texto muito curto: 7 %Parte desconectada: 4 %

E o respeito aos direitos humanos?

Na edição de 2018, o Inep divulgou a “Cartilha da Redação”, um manual que detalha os critérios de correção da prova. Pela primeira vez, o material retirou o trecho que afirmava que desrespeitar os direitos humanos acarretaria nota zero.

Isso não significa, no entanto, que o candidato deva defender práticas como o linchamento ou a perda de direitos civis. Ele não tirará zero por causa disso, mas também não receberá a nota máxima. Em uma das competências avaliadas no Enem, o estudante deve “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos”.

É necessário “não romper com os valores de cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural”, segundo o manual.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *